agosto 10, 2007

"Doh!" digo eu

Em tudo o que é jornal ou blogue, vejo comentários laudatórios ao “Simpsons – The Movie”. Ainda não vi o filme. Ou melhor, não vou ver o filme. Nunca percebi muito bem o fenómeno Simpsons (nisto, discordo do meu colega Nuno Markl). Sim, a série é bem escrita. Sim, os bonecos amarelos criticam a sociedade norte-americana contemporânea de uma maneira arejada. Sim, as referências culturais da série são por vezes bem esgalhadas. Mas nada do que foi feito até agora nos Simpsons se aproxima sequer àquela que, para mim, é e sempre será a melhor série de comédia de sempre: All In The Family. Aliás, todo o núcleo familiar dos Simpsons é claramente inspirados nas personagens da mítica sitcom na CBS. Se juntarem short minded atitude do Homer e o mau feitio do Bart, têm o Archie Bunker. Se juntarem os bons sentimentos da Glória e a inclinação liberal de Esquerda do Michael Stivic têm a Lisa Simpson. E mulher do Homer não passa de uma Edith Bunker um pouco menos lerda. Até o famoso sofá onde o Bart Simpson passa a vida é igual à mítica poltrona do Archie Bunker, que está exposta – como são diferentes os museus norte-americanos dos portugueses – no Smithsonian Institution (não estou a acusar os Simpsons de plágio, tudo isto é mais ou menos assumido pelo próprio Matt Groening, que fez mesmo, ao que sei, um episódio dos Simpsons dedicado ao All In The Family). Acontece que uma coisa é falar de homossexualidade, droga, álcool e preconceitos raciais em meados dos anos 80, quando começou os Simpsons, altura em que tudo era possível (se não acreditam, vejam o delirante Bachelor Party, de 1984, em que o Tom Hanks acaba enfiado numa orgia de sexo, álcool e drogas com um burro). Outra coisa é fazê-lo no início dos anos 70. Para mais, em termos de politicamente correcto, o Bart Simpson, comparado com o Archie Bunker, é o Daniel Sampaio (amarelos por amarelos, fico com o Duckman, esse pato detective que faria corar de vergonha o próprio Dave Chapelle, a única série de animação que adorei desde que deixei de ser criança). Querem perceber a diferença entre os Simpsons e o All In The Family. O Homer Simpson passa os episódios a dizer “doh!”. O Archie Bunker passa os episódios a dizer coisas como “the atheist religion don't believe in the bible” ou – preparem-se para Archie Bunker no seu melhor - “California is the home of where is gonna occur the world's worst cat-a-strofe… sittin' on a shelf out there… three states on that shelf, California, Oregon and Missouri. The day of the biggest earthquake… those three states are gonna be shoved right offa that shelf there. They call that the 'Continental Divide'. The Pope knew about this years ago. He said it was St. Andrew's fault”. Rest my briefcase, como diria o velho Archie.

PS: Para perceberem um pouco melhor a minha adoração por All In The Family, vejam, por exemplo, isto. Nem o Howard Hawks no Is Girl Friday faria melhor.

9 comentários:

Anónimo disse...

Le mandé una pregunta a Herman José sobre Tony Silva pero no ha salido un la página web del humorista luso, ni la pregunta ni la respuesta........

Moses E. Herzog disse...

Yo penso que la página web de Herman no es propriamente suya, pero si me quieres poner la question, a la mejor la puedo contestar...

Anónimo disse...

Ya salió la respuesta. Gracias por el ofrecimiento. Todo llega.

Anónimo disse...

Olá

Navegando, navegando, trompeçê no sociedade, e tive uma dúvida:

Sociedade (União) Barranquense ou Sociedade (Recreativa e Artística) Barranquense. A 1º é dos "Ricos" a 2ª é a dos "Rapazes" ou dos "Pobres", resquícios dos tempo da outra senhora.

Já agora, VE, actualiza o blogue.

Jacinto Saramago (Barrancos)

Moses E. Herzog disse...

A "dos pobres", claro, da qual sou sócio. Vou tentar actualizá-lo, eu sei.

Anónimo disse...

Baril curti este blog .
Abraços ...
Até à próxima .

Anónimo disse...

Acabou.....?

Moses E. Herzog disse...

Não, não. Apenas fez uma pausa. Como as interrupções da RTP nos anos 80, o blog segue "dentro de momentos".

Anónimo disse...

¿Por qué no hablas del Debate Rajoy/Zp en la TVE (Reñidero Español 2ªparte)?